contato@vivermontessori.com (92) 99333 0070
Um pouco

Sobre nós

Sobre o projeto

O Viver Montessori nasceu como uma forma de compartilhar a paixão pelo Método de Educação Montessori e assim ajudar a levar uma educação mais respeitosa para todas as crianças.

Pilares da proposta Montessoriana

Autoeducação

A criança tem total liberdade para aprender à medida que interage com o meio em que se encontra. A escola ou os pais oferecem materiais específicos, feitos para ser manipulados pela criança.

Educação Cósmica

Baseado na teoria de que as crianças nascem interessadas por tudo ao seu redor, a filosofia Montessori procura formas de manter isso aceso ao longo da vida.

Educação como ciência

O método Montessori observa primeiramente o desenvolvimento da criança antes de decidir qualquer coisa importante. Desde a utilização de um material novo, até a correção de um comportamento inadequado.

Ambiente preparado

Segundo o método Montessori, a criança precisa de um ambiente seguro, preparado e com nutrientes físicos, emocionais, mentais e sociais para que possa ser livre e se desenvolva de forma biológica.

Adulto preparado

Para que os princípios anteriores funcionem é preciso que o adulto responsável por interagir com a criança se transforme.

Criança equilibrada

Maria Montessori concluiu que crianças possuem uma habilidade inata e natural para aprender.

O nascimento do método: conheça Maria Montessori

Maria Tecla Artemísia Montessori (1870-1952) foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Corajosa e inovadora, foi uma das primeiras mulheres italianas a concluir a formação em medicina. Fascinada pelo desenvolvimento humano, revolucionou o modo com que o ocidente entende a educação e aprendizagem das crianças. 

Trabalhando com pequenos, a médica e pedagoga observou que o desenvolvimento se dá pela individualidade: cada criança cresce em seus próprios termos, com afinidades particulares e dificuldades também específicas.

Observou, ainda, que a educação tradicional ignorava as características pessoais de cada criança, além de exigir que ela aprenda nas mesmas condições dos adultos. As aulas se concentram no professor, que retirava qualquer autonomia das crianças e transmitia conhecimentos de maneira vertical, sem participação da turma. Confundia-se disciplina com passividade. 

Em qual idade devo introduzir o método montessoriano na vida do meu filho?

A metodologia pode ser aplicada desde os primeiros meses de vida, com algumas adaptações necessárias para a segurança do recém nascido ou para a energia das crianças maiores.

De toda forma, os quartos montessorianos são facilmente adaptáveis e podem ser aproveitados por todas as fases da infância – por isso, vale a pena montar esse ambiente desde o início da trajetória do seu pequeno!

Fale conosco